AsusReviews

Asus Zenfone 5Z Review | Detalhes e Especificações

Compartilhe nas redes sociais:

O Asus Zenfone 5Z já existe há algum tempo. Anunciado de volta no MWC 2018, era então o carro-chefe da empresa. Desde então, tem sido substituído pelo ROG Phone como o novo carro-chefe na formação da empresa, o Zenfone 5Z ainda é o carro-chefe para as massas, por assim dizer.

Assim, enquanto o 5Z pode não ter o glamour do telefone ROG, ele ainda vem carregado com tudo que se esperaria de um carro-chefe em 2018.

Especificações do Asus Zenfone 5z:

Corpo: Corning Gorilla Glass na frente e atrás, estrutura lateral de alumínio
Tela: 6,2 polegadas, 2246 x 1080 IPS LCD
Câmera traseira: 12MP primário, 24mm f1.8, OIS de 4 eixos, vídeo 4K60, secundário 8MP, 12mm grande angular f2.2, vídeo 1080p30
Câmera frontal: 8MP, 24mm f2.0, vídeo 1080p30
Chipset: Qualcomm Snapdragon 845, octa-core (4x Kryo 385 Gold a 2,8 GHz + 4x Kryo 385 Silver a 1,8 GHz) CPU, Adreno 630
Memória: 64GB / 128GB / 256GB de armazenamento UFS 2.1, RAM de 6 GB / 8 GB LPDDR4X
SO: Android Oreo 8.0 com Asus ZenUI 5
Bateria: 3300mAh com Quick Charge 3.0
Conectividade: Dual SIM (híbrido), Wi-Fi 802.11ac com 2×2 MIMO, Bluetooth 5.0, NFC, USB 2.0 Tipo-C, GPS / GLONASS / BeiDou / QZSS, conector de fone de ouvido
Diversos: Rádio FM, alto-falantes estéreo

As especificações de alto nível não são a única coisa que o Zenfone 5z tem para oferecer. Tal como acontece com os anteriores flagships Zenfone, também tem um preço extremamente bom, o que torna muito mais atraente do que até mesmo algo como o OnePlus 6. Não é tão agressivamente caro quanto o Poco F1, mas o Zenfone 5z faz uma aparência mais premium.

Então, fica bem entre o Poco F1 e o OnePlus 6, mas será que é toda a história? Vamos descobrir.

Asus Zenfone 5Z Unboxing

O ZenFone 5z vem em uma embalagem decente que parece um pouco mais premium do que alguns de seus rivais. Todos os elementos básicos estão aqui, incluindo o telefone, cabo e um carregador. O carregador de 18W suporta o Qualcomm Quick Charge 3.0, para que você não tenha que ir atrás de um.

A embalagem também inclui um estojo de silicone macio, que está rapidamente se tornando a norma. Por fim, a Asus também incluiu um headset in-ear com som decente, algo que você não encontrará dentro de um pacote Xiaomi ou OnePlus.

asus zenfone 5z

Design

O design do ZenFone 5z é o epítome de 2018; vidro na frente e nas costas e uma exibição de entalhe. Se isso é bom ou ruim está aberto para debate, mas o ZenFone 5z parece tão moderno e elegante como qualquer outro smartphone topo de gama este ano.

A tela do ZenFone 5z não é tão alta quanto alguns dos outros telefones, então o telefone não tem a mesma aparência esticada e é um pouco curto e robusto em comparação.

A frente é de ponta a ponta e é tão sem recursos quando a tela não está acesa, que às vezes é difícil dizer de que lado está. Uma vez iluminado, é fácil apreciar as molduras finas ao redor. Mesmo o “queixo” de baixo é bem fino a ponto de ser quase imperceptível.

O entalhe é claro, aqui em pleno vigor, embora não seja tão grande como vimos em outros telefones, como o Poco F1 e o Huawei Nova 3. Isso não significa que não poderia ter sido menor como a Asus. não está empacotando nenhum hardware especializado além da câmera, fone de ouvido e sensores habituais.

O vidro da frente derrete na armação lateral, embora não seja graciosamente como há um lábio perceptível em torno do vidro que fica entre o vidro e o quadro. O quadro em si é feito de alumínio. O metal tem um acabamento suave e jateado que não é particularmente aderente.

No lado direito estão os botões de energia e volume. Os botões oferecem um bom feedback e se sentem estáveis ​​sem qualquer jogada. Do outro lado está o slot híbrido SIM.

Na parte inferior é um fone de ouvido, uma porta USB-C, um microfone e um alto-falante. No topo está outro microfone.

Na parte de trás, o ZenFone 5z usa o mesmo vidro da frente. O vidro tem uma aparência agradável e esfumaçada, com um belo padrão circular proveniente do sensor de impressão digital que cria um padrão de roda girando quando a luz atinge a parte traseira. É um recurso de design que existe desde os primeiros dias dos dispositivos ZenFone, e é bom ver a Asus mantendo a continuidade.

O vidro atrai manchas e impressões digitais, mas nunca distrai e foi realmente difícil de ver na nossa unidade Midnight Blue. Também é extremamente fácil de limpar; um golpe na sua camisa ou na calça limpa imediatamente. A marca Asus na parte de trás também é muito sutil, ao contrário da marca em alguns outros dispositivos.

A aparência geral e qualidade de construção e sensação do ZenFone 5z é premium e o telefone parece e se sente muito mais caro do que é. No entanto, gostaríamos de ver a proteção contra água, que está faltando. Tal como acontece com a maioria dos smartphones modernos, é bem possível que o ZenFone 5z sobreviva a um respingo rápido ou chuva, mas sem qualquer certificação ou reclamações dos fabricantes, não colocaríamos nenhuma confiança nele.

asus zenfone 5z

Tela

O ZenFone 5z possui um LCD IPS 2246×1080 de 6,2 polegadas. O display tem uma proporção de 18.7: 9, que é um pouco menor que a do OnePlus 6 e do Huawei Nova 3 e é igual à do Poco F1.

Números de lado, a exibição no ZenFone 5z é de primeira qualidade (sem trocadilhos). Fora da caixa, a tela é calibrada para o espaço de cor DCI-P3, o que não é ideal. No entanto, com o toque de um interruptor das configurações de exibição, ele pode ser alterado para sRGB. Com alguns outros ajustes (desativando o modo de otimização da cor da tela e aumentando a temperatura da cor), você pode obter uma calibragem de cores quase perfeita.

A tela não possui os níveis de preto perfeitos da tela AMOLED no OnePlus 6. Ela também não fica particularmente brilhante e pode ser um pouco difícil de se ver em um dia claro. Mas, além disso, esta é uma excelente exibição, e é bom ver a Asus fornecer não apenas bons valores de cores, mas também muitas opções para ajustes manuais adicionais.

Bateria

O ZenFone 5z tem uma bateria de 3300mAh. A duração da bateria pode ser melhor descrita como aceitável. O ZenFone 5z deve levá-lo através da maioria dos dias, mas se você é um usuário pesado, você deve considerar algo com uma bateria maior, como o Poco F1.

O ZenFone 5z suporta Quick Charge 3.0 e vem com um carregador de 18W compatível na caixa. O controle de qualidade não é o padrão de carregamento rápido mais rápido do mercado, e o telefone leva cerca de duas horas para ser carregado completamente.

Alto-falante

O ZenFone 5z tem um sistema de alto-falantes estéreo, que usa o alto-falante de disparo inferior e o fone de ouvido, como é comum atualmente.

Infelizmente, embora a qualidade do áudio não seja ruim, os alto-falantes tendem a soar extremamente desbalanceados às vezes. Há uma grande diferença nas respostas de freqüência dos dois alto-falantes, com o alto-falante de disparo inferior produzindo os graves e os médios e o alto-falante do fone de ouvido somente sendo capaz de lidar com as freqüências mais altas.

Os dois alto-falantes lidam com partes diferentes do espectro de áudio, de modo que o som parece estar se alternando entre eles quando alguém está falando, enquanto partes diferentes de sua voz são captadas por um alto-falante diferente.

Isso é mais perceptível ao segurar o telefone perto do rosto a cerca de 30 cm de distância. Ao segurar o telefone mais longe, o som dos dois alto-falantes se une, e é mais difícil distingui-los, mas de perto o som está extremamente desequilibrado, e você pode dizer que dois alto-falantes muito diferentes estão funcionando aqui.

Uma coisa boa que a Asus fez é que os alto-falantes tendem a girar os canais quando você gira o dispositivo, de modo que o áudio do canal esquerdo sempre vem do lado esquerdo, independentemente de como você segura o telefone, algo que muitos OEMs do Android não se importam em implementar.

asus zenfone 5z

Software

O ZenFone 5z vem com o quinto lançamento principal do ZenUI da Asus baseado no Android Oreo. Infelizmente, ainda é o Android 8.0 e não o mais novo 8.1. O telefone recebeu várias atualizações desde o lançamento, mas nenhuma alterou o número da versão do Android, por isso estamos assumindo que não é uma prioridade para a Asus e provavelmente iremos pular direto para 9.0, sempre que isso acontecer.

Desempenho

Em termos de hardware, o ZenFone 5z traz o A-game. Ele inclui o chipset Qualcomm Snapdragon 845, uma opção de memória de 6 GB ou 8 GB LPDDR4X e opções de armazenamento que chegam a 256 GB. Nossa unidade de análise tinha 6 GB de memória e 64 GB de armazenamento.

Começando com os resultados de benchmark, o ZenFone 5Z realizada previsivelmente para um dispositivo Snapdragon 845, o que significa que foi lá em cima com dispositivos que vão desde os humildes Poco F1 para todo o caminho até lá com o Galaxy Note9, uma vez que todos eles têm basicamente o mesmo chipset e armazenamento similar e especificações de memória.

Em termos de uso no mundo real, o ZenFone 5z é extremamente impressionante. Uma coisa é ter um chipset principal e uma pontuação de benchmark, mas é outra para se apresentar no mundo real, mas você não precisa se preocupar com o ZenFone 5z. O telefone atravessa todas as tarefas com facilidade e se sente incrivelmente ávido por toda parte. Os lançamentos de aplicativos são instantâneos e o desempenho de rolagem é quase perfeitamente suave em todos os aplicativos.

O ZenFone 5z também manda muito bem em todos os jogos que você joga nele. Não há realmente nada que o atrapalhe, que é como você espera que um dispositivo principal seja executado.

Câmera

O ZenFone 5z possui um sistema de câmera dupla na parte traseira que consiste de uma câmera primária de 12MP com lente equivalente a 24mm e uma câmera secundária de 8MP com lente grande angular equivalente a 12mm. Na frente é um sensor de 8MP com abertura de f 2.0.

O aplicativo da câmera é geralmente bem projetado e fácil de usar, mas alguns dos botões podem ser um pouco pequenos e complicados. Em termos de recursos, o aplicativo da câmera é surpreendentemente do lado mais conservador em comparação com alguns dos outros aplicativos de câmera do telefone lá fora, aderindo ao material importante e útil, em vez de os truques.

A qualidade da imagem da câmera principal de 12MP é decente, mas também pouco comum. As cores são geralmente precisas, mas o balanço de branco tende a ser mais frio às vezes. O contraste também tende a ser um pouco plano. O nível de detalhe nas imagens também está no lado inferior, um subproduto da redução agressiva de ruído.

O que é especialmente ruim é o intervalo dinâmico, que realmente se esforça em situações de alto contraste. Ele tende a preservar os realces ao custo das sombras, que geralmente são mais escuras do que em dispositivos concorrentes. O modo HDR ajuda tremendamente e é necessário mais frequentemente neste telefone do que em outros.

O desempenho de pouca luz é respeitável, se não exemplar. As imagens ainda são um pouco suaves, mas as cores são boas e as imagens estão bem expostas.

Comparar o desempenho da câmera principal de 12MP com alguns de seus rivais ilustra ainda mais a fraqueza do ZenFone 5z neste departamento. Comparado com o Poco F1, o OnePlus 6 e o ​​Huawei Nova 3, as imagens do ZenFone 5z eram as mais suaves do grupo, tinham o contraste mais opaco e o intervalo dinâmico mais estreito. Até mesmo o Poco F1 mais barato costumava superar o 5z com melhor qualidade geral de imagem. O OnePlus 6 foi o melhor do grupo, enquanto o Nova 3 teve as imagens usuais da Huawei, que ocasionalmente pareciam piores do que as imagens do ZenFone 5z.

Mas o ás na embalagem do ZenFone 5z é a câmera secundária. Ao contrário de todos os outros telefones aqui, o ZenFone 5z possui uma câmera secundária grande-angular, que oferece uma perspectiva completamente diferente e é significativamente mais útil que os sensores de profundidade no Poco F1 e no OnePlus 6 ou a câmera monocromática no Nova 3. A qualidade da imagem, reconhecidamente, é fraca, com imagens ainda mais suaves, mais ruído e faixa dinâmica significativamente pior. No entanto, ainda é uma ótima opção para ter e pode resultar em algumas fotos fantásticas, dependendo da situação.

Em termos de qualidade de vídeo, o principal sensor de 12MP pode capturar vídeo em até 4K a 60fps sem EIS ou a 30fps com EIS. Ambos os vídeos de 30fps e 60fps pareciam muito bons, com os 60fps oferecendo um campo de visão mais amplo com o custo de tremores aumentados. Os vídeos de 60fps foram um pouco instáveis, no entanto, e notamos alguns gaguejamentos durante a reprodução.

A câmera grande angular de 8MP pode gravar vídeos em 1080p a 30fps. Infelizmente, o EIS cultiva o vídeo de forma significativa, quando não parece especialmente amplo. A qualidade também não é muito boa e os vídeos parecem suaves e barulhentos.

asus zenfone 5z

Concorrentes

O mercado “principal” de gama média tinha anteriormente apenas um inquilino, independentemente do telefone que a OnePlus tivesse lançado naquele ano. Mas nos últimos dois anos, este segmento começou a ver muita concorrência, já que o mercado está rapidamente se aquecendo para a idéia de gastar um pouco mais do que os smartphones de médio porte para obter algo significativamente melhor e quase tão bom quanto o próprio smartphones emblemáticos.

O OnePlus ainda comanda a situação aqui, já que o OnePlus 6 é, por todos os meios, um dispositivo fantástico e versátil. No entanto, o ZenFone 5z chega muito perto, algo que não esperávamos. Ambos oferecem desempenho excepcional pelo dinheiro devido ao seu excelente hardware, além de muitos confortos. Onde as bordas OnePlus à frente estão em uma câmera melhor e uma experiência de software mais limpa.

Depois, há também o Huawei Nova 3, que consideramos não tão bom quanto o OnePlus 6 em nossa análise. Ainda é um bom celular em geral, mas neste ponto até o ZenFone 5z consegue um melhor chipset e uma experiência de câmera um pouco melhor devido à lente grande angular.

Por último, há o mais novo participante, o Xiaomi Poco F1. O trunfo da Xiaomi aqui é o preço, que é significativamente menor do que o Zenfone 5z. O F1 também tem melhor duração de bateria do que o ZenFone 5z e, surpreendentemente, uma melhor câmera principal. No entanto, o F1 não parece ou não é tão premium quanto o ZenFone 5z e a disponibilidade também é um problema.

Veredito

O Asus ZenFone 5z pode ser apenas um dos telefones mais subestimados ao redor. Ele é bem construído, tem uma excelente exibição, funciona como um bastão do inferno e tem mais recursos de software do que você pode contar. Desejamos que a qualidade da câmera primária seja melhor (embora a câmera secundária de ângulo amplo seja muito apreciada) e a Asus não seja realmente conhecida por acompanhar as atualizações mais recentes do Android.

No final, nós pessoalmente ainda iríamos para o OnePlus 6 nesta faixa de preço, ou economizamos um pouco de dinheiro e pegamos o Poco F1. Mas o ZenFone 5z ainda é um excelente pacote completo e você ficaria perfeitamente satisfeito se escolhesse os outros.

Compartilhe nas redes sociais:
Logo created by DesignEvo logo maker