Samsung lança Exynos 2100 com Cortex-X1 de até 2.9Ghz e 5G integrado

Compartilhe nas redes sociais:

A Samsung anunciou hoje (12) o Exynos 2100 por meio de seu primeiro evento virtual, Exynos On 2021. O novo processador móvel é o primeiro processador móvel 5G premium da empresa, construído no nó de processo de ultravioleta extremo (EUV) de 5 nanômetros (nm) mais avançado.

“Nossa equipe Exynos está comprometida em criar experiências de computação móvel premium, trazendo inovações para os processadores que estão no coração dos dispositivos inteligentes de hoje”, disse Inyup Kang, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics.

“Hoje temos o prazer de apresentar o Exynos 2100, nosso processador móvel mais avançado até o momento. Armado com tecnologias de processamento poderosas e um modem 5G avançado em um nó de processo de 5nm com eficiência de energia, o Exynos 2100 estabelecerá um novo padrão para os principais dispositivos móveis de amanhã.”

“Na Samsung Electronics, nos dedicamos a fornecer tecnologias e serviços inovadores com nossos dispositivos principais para oferecer a melhor experiência móvel aos nossos clientes”, disse Kyeongjun Kim, vice-presidente executivo e chefe do escritório de P&D móvel da Mobile Communications Business, Samsung Electronics.

“Com processamento poderoso, conectividade 5G rápida e aceleração inteligente de IA, o Exynos 2100 oferece o melhor desempenho que atende aos rígidos padrões de qualidade e requisitos para nosso smartphone de próxima geração.”

“A evolução de tecnologias como 5G, gráficos avançados e aprendizado de máquina foram essenciais para permitir novas experiências móveis”, disse Paul Williamson, vice-presidente e gerente geral da linha de negócios de clientes da Arm.

“A Arm e a Samsung colaboraram estreitamente para incorporar a poderosa plataforma gráfica e computacional de próxima geração da Arm, no coração do Samsung Exynos 2100. Como resultado de nossa parceria, somos capazes de maximizar o desempenho e tornar essas experiências uma realidade no próximo geração de dispositivos móveis ao mesmo tempo em que oferece vida útil de bateria excepcional.”

exynos 2100

Desempenho do Exynos 2100

O desempenho de computação e processamento gráfico do chip foi aprimorado e refinado para superar as expectativas de desempenho do usuário avançado. Como o primeiro processador móvel 5G integrado da Samsung, o Exynos 2100 é construído em uma avançada tecnologia de processo EUV de 5nm que permite consumo de energia até 20% menor ou desempenho geral 10% maior do que o predecessor de 7nm.

Para maior aprimoramento, o chip oferece melhor utilização da memória cache e um escalonador mais forte.

A CPU octa-core vem em uma estrutura tri-cluster aprimorada composta de um único e poderoso núcleo Arm Cortex-X1 que funciona a até 2,9 GHz, três núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55 de baixo consumo de energia, oferecendo mais de 30 por cento de melhoria no desempenho multi-core do que o antecessor.

O Arm Mali-G78, que suporta as APIs mais recentes, como Vulkan e OpenCL, melhora o desempenho gráfico em mais de 40 por cento para gráficos visualmente impressionantes e perfeitos, permitindo as experiências móveis na tela mais envolventes até agora, incluindo jogos e AR / VR ou MR (realidade mista).

O Exynos 2100 também integra tecnologia avançada multi-IP governor (AMIGO), que ignora e otimiza o uso de energia da CPU, GPU e outros processos, permitindo um tempo de uso mais longo, mesmo com atividades intensas na tela.

Com esforços tão abrangentes para aumentar a eficiência energética de seus produtos em tecnologias de software e hardware, a Samsung também continua seu esforço para ajudar a minimizar a pegada de carbono dos dispositivos móveis de amanhã.

Os recursos de IA também terão um aumento significativo com o Exynos 2100. O NPU tri-core recém-projetado tem aprimoramentos arquitetônicos, como a minimização de operações desnecessárias para alta utilização eficaz e suporte para mapa de recursos e compressão de peso.

O Exynos 2100 pode realizar até 26 trilhões de operações por segundo (TOPS) com mais de duas vezes a eficiência de energia do que a geração anterior.

Com processamento de IA no dispositivo e suporte para redes neurais avançadas, os usuários poderão desfrutar de recursos mais interativos e inteligentes, bem como desempenho aprimorado de visão computacional em aplicativos como imagens.

O processador de sinal de imagem avançado (ISP) do Exynos 2100 oferece suporte a resoluções de câmera de até 200 megapixels (Mp). Ele pode conectar até seis sensores individuais e é capaz de processar quatro simultaneamente para experiências mais ricas com várias câmeras.

Com uma multicâmera e processador de quadro (MCFP), o ISP pode combinar feeds de múltiplas câmeras para melhorar o desempenho do zoom, aprimorar a qualidade da imagem para fotos ultra-panorâmicas e muito mais.

Com a aceleração de IA, o ISP oferece um recurso de reconhecimento de conteúdo que reconhece cenas, rostos e objetos de maneira rápida e perfeita e ajusta de maneira ideal as configurações da câmera para capturar a imagem com mais detalhes.

O modem 5G integrado do Exynos 2100 suporta espectros 5G’s sub-6GHz e mmWave de 2G GSM / CDMA, 3G WCDMA e 4G LTE, para forte cobertura de rede e confiabilidade.

O modem oferece velocidade máxima de downlink de até 5,1 gigabits por segundo (Gbps) em sub-6 gigahertz (GHz) e 7,35 Gbps em mmWave, ou até 3,0 Gbps em redes 4G com suporte para modulação de amplitude de quadratura (QAM) 1024 .

O Exynos 2100 está atualmente em produção em massa.

fotos: divulgação

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo